Pular para o conteúdo principal

Comunidade de Madri premia Itaipu por cuidados socioambientais

Representantes da Itaipu concluíram uma semana de agenda intensa nas cidades de Zaragoza e Madri, na Espanha, divulgando as ações sustentáveis da Itaipu, que acabam de obter o reconhecimento da Comunidade de Madri (equivalente ao Distrito Federal brasileiro) com o prêmio “Cumbres de Guadarrama”, em alusão ao parque nacional localizado próximo à capital e que é símbolo da conservação da natureza naquele país.

As ações socioambientais renderam mais um reconhecimento internacional à Itaipu. Nesta segunda-feira (19), a empresa receberá da Comunidade de Madri o prêmio Cumbres de Guadarrama, na categoria “Comportamento ambiental sustentável do setor empresarial”. Os candidatos ao prêmio foram avaliados por uma comissão de jornalistas, representantes da sociedade civil e especialistas em meio ambiente da Espanha.

O prêmio será entregue pelo presidente da Comunidade de Madri, Ignacio González, e pelo secretário de Meio Ambiente, Borja Sarasola, aos diretores de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Friedrich (Brasil) e Pedro Domaniczky (Paraguai).
Além da entrega do prêmio, os representantes da Itaipu irão se reunir com empresários de Madri (o principal centro empresarial do país) interessados em conhecer a experiência da Itaipu em diversos projetos de responsabilidade socioambiental, com destaque para o Programa Cultivando Água Boa (CAB), executado em parceria com 29 prefeituras da região Oeste do Paraná.
Outra prova do reconhecimento de Madri é que o governo local está adotando a metodologia de recuperação de microbacias hidrográficas do CAB nas áreas rurais próximas à capital espanhola.
 “Queremos dar mais sustentabilidade à agricultura e à pecuária que é praticada no entorno de Madri”, afirmou o vice-conselheiro de Meio Ambiente da prefeitura da capital espanhola, Enrique Ruiz, que participou do Encontro CAB no último mês de novembro. “Creio que o principal valor do CAB é unir as pessoas em torno da questão da água e do território”, completou.
O prêmio Cumbres de Guadarrama foi criado em 2014 e é composto de cinco categorias. Além de Itaipu, também serão premiados: o Parque Nacional Yosemite (EUA), na categoria “Parques naturais”; a empresa Duchy Originals, na categoria “Conservação da biodiversidade”; o chef José Ramón Andrés Puerta, na categoria “Projeto agroalimentício ou gastronômico”; e a prefeitura de Vitoria-Gasteiz, na categoria “Arquitetura ou urbanização sustentável”.
O programa
O Cultivando Água Boa (CAB) é um conjunto de diversos programas socioambientais da Itaipu e de mais de 2.200 parceiros. Os programas são executados nos 29 municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Paraná – Parte 3 (BP3), no Oeste do Paraná. Em cada município há um comitê gestor com forte participação popular, uma das principais características da iniciativa.
Entre as principais ações do programa estão a recuperação de microbacias hidrográficas e a educação ambiental nas comunidades do entorno do reservatório da Itaipu, além de iniciativas de apoio à agricultura orgânica e familiar, aquicultura (cultivo de peixes), comunidades indígenas, cooperativas de catadores de materiais recicláveis e cultivo de plantas medicinais, entre outros.

Passados 12 anos após a sua implantação na BP3 (uma região com aproximadamente um milhão de habitantes e 800 mil hectares de área), o programa já está em estado avançado em aproximadamente 30% desse território, resultando em 206 microbacias recuperadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

Dê cores a Foz e concorra a prêmios

Promoção artística celebra o centenário da cidade Vários pontos da cidade são mostrados no mapa. Que tal usar a sua veia artística para ganhar prêmios? Participe da promoção Vamos Pintar Foz do Iguaçu 100 Anos para concorrer a tablets, bicicletas, videogames e aparelhos de celular, além de homenagear a cidade em seu centenário. O projeto é uma promoção da Prefeitura de Foz do Iguaçu e da Itaipu Binacional, com apoio da Sanepar, governo do Estado, Vital Engenharia, Lojas MM, Acifi, Mabu Thermas e realização Rádio Cultura e Gazeta do Iguaçu. Para participar, basta retirar o mapa da cidade em uma das empresas parceiras e caprichar nas cores. Os trabalhos finalizados podem ser entregues até o dia 30 de outubro na sede da Rádio Cultura, do jornal Gazeta do Iguaçu ou em qualquer loja MM. Nesses locais também é possível retirar o desenho para colorir. Não há limite de idade: é possível se inscrever nas categorias Infantil (até 7 anos), Infantojuvenil (até 12 anos), Juvenil (at