Pular para o conteúdo principal

Itaipu e Renault apresentam em SP novo integrante da família VE

COM ASSESSORIA

Produzido pela Renault, Twizy ZE tem características de quadriciclo e já vendeu mais de 6 mil unidades na Europa.
Fotos meramente ilustrativas
A Itaipu Binacional e a montadora francesa Renault apresentaram, na última semana, em São Paulo, o compacto Twizy ZE, um veículo 100% elétrico, com características de quadriciclo, e que já vendeu mais de 6 mil unidades na Europa.
A apresentação ocorreu durante o 9º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, de 10 a 12 de setembro, no Expo Center Norte.
A chegada do modelo faz parte das negociações de Itaipu para integrar a montadora francesa ao time de parceiros do Programa Veículo Elétrico (VE). No começo do mês, a binacional também recebeu o sedã Fluence ZE, top de linha da Renault.
O coordenador brasileiro do Programa VE, Celso Novais, explicou que a aquisição dos dois Twizys pela Itaipu, ambos apresentados no salão, tem como foco estudos para a nacionalização das peças e a identificação de possíveis fornecedores.
A ideia é que, no futuro, esses modelos possam ser montados e ter peças fabricadas no País.
“Esses dois primeiros carros serão referências para Itaipu. Nossa intenção é montar esses veículos em série, da mesma forma que montamos os outros modelos com os outros parceiros”, disse Celso Novais.
Na usina, os Twizys também poderão ser utilizados pelos empregados pelo sistema de Sharing car (compartilhamento).
“Por ser pequeno, conseguimos estacionar até dois Twizys de lado em uma vaga de carro comum. É um veículo do futuro, feito para transportar poucas pessoas e traz o conceito de ‘a última milha’, fazendo a interconexão dos metrôs, dos transportes de distâncias maiores até as empresas e escritórios”, acrescentou Novais.
O engenheiro destacou ainda que, nos últimos anos, a Renault tem feito investimentos importantes em veículos elétricos. Segundo ele, esse know-how poderá ajudar a desenvolver o segmento no País.
“Renault e Itaipu são empresas que acreditam que esta tecnologia (a mobilidade elétrica) estará presente no futuro do mercado automobilístico mundial”, declarou o presidente da Renault do Brasil, Olivier Murguet, sobre a parceria com a binacional.
Além do Twizy e do Fluence ZE, o grupo francês já lançou comercialmente na Europa outros dois modelos de veículos elétricos: a perua Kangoo KE (cargo) e o hatch Zoe, além do Leaf, da aliança mundial com a Nissan.

Carro-conceito
Com design arrojado, o Twizy tem 17 cavalos de potência e dois modos de autonomia – para 45 e para 80 quilômetros. O modelo leva duas pessoas e traz no painel digital informações como velocidade, carga da bateria, autonomia e hora.
“Na Europa, são classificados para utilização em vias públicas e estradas secundárias, mas não é permitido o uso em autobahns e estradas de alta velocidade”, explicou Celso Novais. No Brasil, o modelo ainda não pode ser emplacado porque precisa de homologação para circular.


Participação de Itaipu no Salão de VE
Durante o 9º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, o coordenador brasileiro do Programa VE, Celso Novais, participou de dois painéis: “VE e Transporte Urbano de Cargas e Passageiros” (dia 11) e “Acumuladores de energia para VE” (dia 12).
“Tenho a convicção de que o veículo elétrico será o transporte do futuro, mas hoje temos muito mais utilidade para transporte em massa. Um dos caminhos mais simples para minimizar a emissão de gases do efeito estufa nas grandes capitais é a mudança de frota e o uso de veículos elétricos no transporte público”, afirmou Novais.
O diretor do Fórum Latino-Americano do Smart Grid, Cyro Vicente Boccuzzi, também palestrante do salão, acrescentou que “o veículo elétrico é um destino sem volta, todas as montadoras têm projetos de veículos 100% movidos a eletricidade”.
Para o presidente da Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Nelson Leite, o Brasil passa por um momento de mudanças, como crescimento econômico, ampliação do poder de compra e aumento da consciência ambiental. Segundo ele, esse contexto abre espaço para a mobilidade elétrica. “O veículo elétrico é uma carga nova muito positiva, pois é um meio de carregar energia fora do pico de demanda”, afirmou.

4º mercado mundial
Hoje, o Brasil tem o 4º maior mercado automotivo no mundo, atrás apenas da China, EUA e Japão. São mais de 37 milhões de veículos rodando no País. A expectativa do setor é que os veículos elétricos a cada ano conquistem mais espaço – no Brasil e no mundo.
“Três milhões de veículos leves elétricos deverão circular pelo mundo em 2020; em 2025, já serão 10 milhões e, em 2030, esse número deve chegar a 19 milhões de unidades, de acordo com estudo da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE)”, disse Jayme Buarque de Hollanda, presidente do conselho da entidade.

Ficha técnica do Twizy
Autonomia: 45 km e 80km
Velocidade: 100 km/h a versão com autonomia de 80 km
Potência: 17 cavalos
Peso: 445 quilos
Bateria: Íons de Lítio
Recarga: 3 horas e meia



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dê cores a Foz e concorra a prêmios

Promoção artística celebra o centenário da cidade Vários pontos da cidade são mostrados no mapa. Que tal usar a sua veia artística para ganhar prêmios? Participe da promoção Vamos Pintar Foz do Iguaçu 100 Anos para concorrer a tablets, bicicletas, videogames e aparelhos de celular, além de homenagear a cidade em seu centenário. O projeto é uma promoção da Prefeitura de Foz do Iguaçu e da Itaipu Binacional, com apoio da Sanepar, governo do Estado, Vital Engenharia, Lojas MM, Acifi, Mabu Thermas e realização Rádio Cultura e Gazeta do Iguaçu. Para participar, basta retirar o mapa da cidade em uma das empresas parceiras e caprichar nas cores. Os trabalhos finalizados podem ser entregues até o dia 30 de outubro na sede da Rádio Cultura, do jornal Gazeta do Iguaçu ou em qualquer loja MM. Nesses locais também é possível retirar o desenho para colorir. Não há limite de idade: é possível se inscrever nas categorias Infantil (até 7 anos), Infantojuvenil (até 12 anos), Juvenil (at

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

COLUNA SOCIAL - Edição CCCXII

D E S T A Q U E