Pular para o conteúdo principal

Jorge Samek recebe título de cidadão honorário de Marechal Cândido Rondon

Sessão solene em homenagem ao diretor-geral brasileiro de Itaipu ocorreu nesta quinta-feira (25). Honraria foi aprovada pela Câmara dos Vereadores do município.



O título de cidadão honorário a Samek foi aprovado por unanimidade pela Câmara dos Vereadores em agosto de 2010. Os autores do projeto foram os então vereadores Ito Rannov, Josoé Pedralli, Ilario Hofstaetter, Valdemir José Sonda, Albenice Pinto de Souza e Adriano Cottica.
O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, recebeu nesta quinta-feira (25) o título de cidadão honorário de Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná. A honraria foi entregue pelo presidente da Câmara de Vereadores do município, Ilario Hofstaetter, e pelo prefeito de Rondon, Moacir Luiz Froehlich.
A sessão solene convocada pela Câmara lotou o auditório da agência do Sicredi Costa Oeste e reuniu autoridades da cidade e da região – entre elas, o diretor de Coordenação de Itaipu, Nelton Friedrich, e o assistente Pedro Tonelli.
Samek agradeceu a homenagem e destacou o apoio que Itaipu recebe dos órgãos públicos de Rondon para os projetos socioambientais desenvolvidos na Bacia do Paraná 3 (BP3).
“Reitero aqui o meu respeito pela comunidade de Marechal Cândido Rondon, que é destaque no trabalho e que tem um dos maiores PIBs agrícolas do Estado e do País”, disse, de acordo com texto publicado pelo jornal O Presente.
“Este título de cidadão rondonense coloca mais energia no meu coração, para trabalhar ainda mais”, completou Samek.

Unanimidade
O título de cidadão honorário a Samek foi aprovado por unanimidade pela Câmara dos Vereadores em agosto de 2010. Os autores do projeto foram os então vereadores Ito Rannov, Josoé Pedralli, Ilario Hofstaetter, Valdemir José Sonda, Albenice Pinto de Souza e Adriano Cottica.
O decreto legislativo nº 4/2010 cita que a honraria é um reconhecimento "aos relevantes serviços prestados [por Samek] ao município e ao Estado do Paraná”.
Na época, o então presidente da Câmara, Ito Dari Rannov (PMDB), disse que homenagem foi concedida por “tudo o que ele [Samek] tem feito como cidadão, o que representa na política e pelos bons projetos que tem desenvolvido, como o Cultivando Água Boa”.
“Nunca, em tempo algum, uma diretoria de Itaipu pactuou tantos valores com Rondon”, afirmou o prefeito Moacir Froehlich. “A partir desta outorga, Samek passa a ser o mais novo rondonense”, completou.
Quando soube da homenagem, em 2010, Samek lembrou que um tio que foi o primeiro engenheiro agrônomo da cidade. “Com 10 ou 11 anos eu vim passar férias em Rondon e foi a primeira vez que me envolvi com o trabalho de engenharia agrônoma, visitando propriedades. E ali decidi a profissão que iria escolher”, disse. “Por isso, ser escolhido agora como filho de Rondon me tocou profundamente, na alma e no coração.”
Também em 2010, o diretor-geral brasileiro de Itaipu já havia recebido o título de Cidadão Honorário do Oeste do Paraná, concedido pela Associação dos Moradores do Oeste do Paraná (Amop) – entidade que representa 51 municípios e 1,2 milhão de habitantes.

Perfil
Nascido em Foz do Iguaçu e graduado engenheiro agrônomo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1978, Jorge Samek exerceu diversos cargos públicos até assumir a Direção Geral Brasileira de Itaipu, em 2003.
Entre eles, foi secretário municipal de Abastecimento de Curitiba e presidente das Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa-PR); chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Agricultura do Paraná; e exerceu 14 anos de mandados sucessivos como vereador de Curitiba.


Na Itaipu, estimulou e participou da implantação de projetos importantes para a região, como os programas Cultivando Água Boa (CAB), Saúde na Fronteira, Coleta Solidária, Veículo Elétrico (VE) e a implantação do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) – entre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dê cores a Foz e concorra a prêmios

Promoção artística celebra o centenário da cidade Vários pontos da cidade são mostrados no mapa. Que tal usar a sua veia artística para ganhar prêmios? Participe da promoção Vamos Pintar Foz do Iguaçu 100 Anos para concorrer a tablets, bicicletas, videogames e aparelhos de celular, além de homenagear a cidade em seu centenário. O projeto é uma promoção da Prefeitura de Foz do Iguaçu e da Itaipu Binacional, com apoio da Sanepar, governo do Estado, Vital Engenharia, Lojas MM, Acifi, Mabu Thermas e realização Rádio Cultura e Gazeta do Iguaçu. Para participar, basta retirar o mapa da cidade em uma das empresas parceiras e caprichar nas cores. Os trabalhos finalizados podem ser entregues até o dia 30 de outubro na sede da Rádio Cultura, do jornal Gazeta do Iguaçu ou em qualquer loja MM. Nesses locais também é possível retirar o desenho para colorir. Não há limite de idade: é possível se inscrever nas categorias Infantil (até 7 anos), Infantojuvenil (até 12 anos), Juvenil (at

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

COLUNA SOCIAL - Edição CCCXII

D E S T A Q U E