Pular para o conteúdo principal

Coral de Itaipu prepara disco com canções populares brasileiras


Veja no Youtube momentos da festa dos 15 anos do Coral, com homenagem diversas, dentre elas, a Gilmar Piolla, Amigo do Coral.
Em setembro de 2011, com Guilherme Arantes, no Golden Tulip Internacional Foz.


O lançamento do novo CD deve ocorrer durante as comemorações do centenário de Foz do Iguaçu, em junho de 2014.

  
O Coral de Itaipu lançará um novo CD, com 18 canções que remetem e caracterizam várias regiões do Brasil. O lançamento da produção está previsto para acontecer durante as comemorações do centenário de Foz do Iguaçu, em junho de 2014.
Os preparativos, no entanto, já começaram: os ensaios com o novo repertório acontecem há dois meses, na Casa do Coral. O nome do novo disco ainda não foi definido. A gravação começará em agosto.
“Depois do sucesso de Uma usina que canta, que apresentou um mix de músicas eruditas, brasileiras e latinas, o Coral de Itaipu agora vai lançar um CD com canções populares do Brasil, representativas de todas as regiões do País. Com certeza será mais um grande sucesso”, disse o superintendente de Comunicação Social, área gestora do Coral de Itaipu, Gilmar Piolla.

Ensaios
Aos poucos, o novo repertório vai sendo assimilado. Os ensaios são regidos pelo maestro Gil Gonçalves. Em Foz do Iguaçu, os encontros ocorrem na Casa do Coral, na usina. Os homens praticam das 11h30 às 12h30 e, em seguida, as mulheres ensaiam até as 13h30. Os colegas de Curitiba ensaiam na segunda-feira após o expediente e na terça-feira, às 12h e às 17h30, sempre no Edifício Parigot de Souza.
“Agradeço aos gerentes das áreas pela liberação dos colegas para os ensaios”, diz o coordenador do grupo em Foz, Wagner Vergara. Em Curitiba, o coordenador é Carlos Eduardo Cardoso.

Presente
A negociação com a Comunicação Social de Itaipu para uma nova gravação vinha acontecendo há cerca de um ano, segundo Vergara. Para ele, essa produção é um “verdadeiro presente pelos 18 anos de atividades do Coral de Itaipu”.
Além dos 60 integrantes do Coral, de Foz do Iguaçu e Curitiba, a gaiteira Maryanne Francescon, de Medianeira, e a orquestra de Viola Caipira, de Cascavel, também participam da produção.

Escolha democrática
O maestro Gil Gonçalves é também o responsável técnico pela produção. Para definir as músicas do novo repertório, ele envolveu todo o grupo: listou 90 canções e pediu para os próprios coralistas votarem. Cada um apontou cinco músicas.
A lista final traz 18 músicas. Duas delas são mixagens, estilo pot-pourri, com estrofes de três canções, formando uma nova música. Segundo Gonçalves, cada canção recebeu um arranjo exclusivo.

Gravação
O processo de gravação acontecerá em três etapas. A primeira está marcada para os dias 16, 17 e 18 de agosto; a segunda, para o final de setembro e, a última, para o final de novembro. O Estúdio Trilhas Urbanas foi contratado para produzir o CD. As gravações acontecerão em Curitiba e em um estúdio de Foz do Iguaçu.

Dezoito anos de sucesso
O último CD (Uma usina que canta) foi gravado há cinco anos. O Coral de Itaipu completará 18 anos no dia 20 de setembro. Nesse período, já gravou quatro CDs e dois DVDs. As apresentações ao vivo acontecem mediante convite e sob a aprovação da Comunicação Social de Itaipu.
Em 2012, foram 14 concertos, em várias regiões do Brasil. Atualmente, o grupo tem 60 integrantes, entre empregados lotados nas cidades de Foz do Iguaçu e Curitiba.
“Em todos esses anos vivenciamos muitas emoções, fizemos grandes concertos e, também, apresentações em locais humildes, sem escolher o público, apenas para mostrar a nossa arte e o coral como agente cultural da Itaipu”, ressalta Vergara.

Segue a relação das músicas que compõem o novo CD:
Que Maravilha – Jorge Bem Jor
Amanheceu, Peguei a Viola – Almir Sater
Felicidade/Luar do Sertão/Meu Primeiro Amor (Medley)
Céu, Sol, Sul, Terra e Cor – Leonardo
Cheiro de Mato – Blindagem
Bicho do Paraná – João Lopes
Sampa – Caetano Veloso
Garota de Ipanema/Copacabana, Princesinha do Mar/Aquele Abraço (Medley)
Cio da Terra – Milton Nascimento
Trem das Onze/Saudosa Maloca/Tarde em Itapoã (Medley)
Asa Branca – Luiz Gonzaga
Súplica Cearense – Luiz Gonzaga
Sinhá Pureza – (Carimbó, Sirimbó)
Disparada – Geraldo Vandré
De Teresina a São Luiz – Zeca Baleiro (João do Vale/Helena Gonzaga)
Vermelho (Boi Garantido) – Fafá de Belém
Trem do Pantanal - Almir Sater
Tocando em Frente – Renato Teixeira /Almir Sater

Leia mais notícias em: www.itaipu.gov.br 
Siga no Twitter: @usina_itaipu























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

08 de março- SÉRIE MULHERES EMPODERADAS da FOZ EM DESTAQUE

E L A S  são muitas e estão estrategicamente distribuídas em todos os lugares, afinal, elas hoje em dia estão empoderadas e fazendo acontecer em todos os setores. E para homenagear as     M U L H E R E S     na semana em que se comemorar o     D ia I nternacional da M ulher , escolhemos algumas destas representantes ilustres das MULHERES EMPODERADAS DE NOSSA REGIÃO TRINACIONAL. Parabéns MULHERES!!! Gabriela e sua mãe Cláudia Pritsch Kersting , empresária... Isabel Cristina , empresária e sua filha, Giovanna Salvatti Rafagnin , relações pública...  Marisa Amari e a mãe Divina Caneppele... Rosa Jeronymo , Primeira Dama do Município e Secretária Municipal de Saúde do Município. O Dia Internacional da Mulher ou Dia da Mulher é comemorado anualmente em 8 de março, e apesar de sua importância não é considerado um feriado nacional. Das Graças , nossa mentora e pioneira do Colunismo Social em nossa cidade... Jornalista Patrícia Iunovich, Diretora de Comunicação Social da Usina de Itaipu Ânge