Pular para o conteúdo principal

Abertas as inscrições para o 2º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local



 Já estão abertas as inscrições para o 2º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local – o maior e mais importante evento do setor. Será a primeira vez que o evento acontece no Brasil. Foz do Iguaçu, na fronteira do Brasil com o Paraguai e a Argentina, foi a cidade escolhida para receber a segunda edição, que acontece de 29 de outubro a 1º de novembro.
Para se inscrever, basta acessar o site do evento, no endereço www.foromundialdel.org, clicar no botão pré-inscrição e preencher um questionário com nome, local de origem e temas de interesse. As inscrições são gratuitas. O site reúne todas as informações sobre o evento, desde questões técnicas até serviços de hospedagem e de visitação turística.
Mais de 3,5 mil pessoas, de 60 países e de todos os continentes são aguardadas para o encontro. A programação ainda está sendo definida.
O evento é promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com o Fundo Andaluz de Municípios pela Solidariedade Internacional (Famsi), a Itaipu Binacional e o Sebrae Nacional.
Participam do fórum organizações da sociedade civil, agências de desenvolvimento, representantes dos governos municipal, estadual e nacional, além do setor privado. A proposta do encontro é discutir e promover a construção de políticas públicas de desenvolvimento econômico local.
São sete as temáticas principais do evento: Estratégias de desenvolvimento local, os grandes desafios; Políticas nacionais para o desenvolvimento econômico local; O potencial endógeno dos territórios; Inovação; Instrumentos de promoção e apoio ao desenvolvimento econômico local: as agências de desenvolvimento econômico local; e Cooperação Sul-Sul e triangular.
Entre outras confirmações, estão previstas 25 oficinas. O comitê internacional do evento e o PNUD estão divulgando o fórum no mundo inteiro. Em Foz, o comitê é formado pela Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu e Sebrae Nacional.
Já está confirmada a participação de várias entidades. Entre elas, a Organização das Nações Unidas (ONU) Mulher, FAO, ONU Habitat, União de Nações Sul-Americanas (Unasur), Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Onudi), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e associações representativas de prefeituras, como a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a Associação Brasileira de Municípios (ABM) e a Frente Nacional de Prefeitos.
Divulgação
O PNUD elaborou uma forte estratégia de comunicação para divulgar o evento entre todos seus parceiros. Além das ferramentas de divulgação internas, como boletins informativos, a instituição está promovendo o fórum em todas as suas unidades espalhadas pelo mundo todo. O evento também está sendo divulgado para embaixadas e ministérios de países de todos os continentes. A mobilização tem garantido a adesão cada vez maior de organizações interessadas em participar do evento.
Mais informações no site www.foromundialdel.org e no Facebook: www.facebook.com/foromundialdel.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dê cores a Foz e concorra a prêmios

Promoção artística celebra o centenário da cidade Vários pontos da cidade são mostrados no mapa. Que tal usar a sua veia artística para ganhar prêmios? Participe da promoção Vamos Pintar Foz do Iguaçu 100 Anos para concorrer a tablets, bicicletas, videogames e aparelhos de celular, além de homenagear a cidade em seu centenário. O projeto é uma promoção da Prefeitura de Foz do Iguaçu e da Itaipu Binacional, com apoio da Sanepar, governo do Estado, Vital Engenharia, Lojas MM, Acifi, Mabu Thermas e realização Rádio Cultura e Gazeta do Iguaçu. Para participar, basta retirar o mapa da cidade em uma das empresas parceiras e caprichar nas cores. Os trabalhos finalizados podem ser entregues até o dia 30 de outubro na sede da Rádio Cultura, do jornal Gazeta do Iguaçu ou em qualquer loja MM. Nesses locais também é possível retirar o desenho para colorir. Não há limite de idade: é possível se inscrever nas categorias Infantil (até 7 anos), Infantojuvenil (até 12 anos), Juvenil (at

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

COLUNA SOCIAL - Edição CCCXII

D E S T A Q U E